Bateria estacionária e automotiva: quais as diferenças?

 In dicas

As distinções entre as baterias estacionárias e automotivas são diversas e, no campo prático, extrapolam os nichos em que um ou outro equipamento pode ser mais utilizado. Em primeiro plano, a bateria estacionária possui funcionamento voltado quase que completamente para sistemas de energia solar. Por outro lado – e como sua própria nomenclatura sugere -, a bateria automotiva representa um item obrigatório no funcionamento veicular.

Ao longo deste breve artigo, portanto, faremos questão de enumerar os principais pontos de distinção entre uma e outra bateria. Confira:

Configurações

Enquanto a bateria estacionária conta com uma placa mais rígida e espessa em suas configurações internas, a bateria automotiva conta com diversas placas de menor dimensão e dispostas de maneira paralela em suas estruturas internas. Além disso, a primeira delas é utilizada em ações que contam com descargas profundas e longos períodos de uso. Por outro lado, a automotiva é eficiente em “tiros curtos”, como observa-se, por exemplo, nas partidas veiculares.

Tentar substituir uma pela outra pode, por vezes, causar danos sem precedentes ao usuário, que, na prática, poderá observar que, enquanto o tipo estacionário possui uma vida útil extremamente larga, o modelo automotivo é mais sutil e, também por conta disso, trata-se de um equipamento que possui aplicações mais específicas.

Polos e certificações

A diferença entre ambas as baterias também pode ser observada por meio dos polos dos dois equipamentos. Isto é, enquanto a bateria automotiva conta com um polo em formato de cone, as estacionárias levam um terminal que conta com parafuso e porca. No segundo caso, o relacionamento entre as baterias acontece de maneira mais simplificada e eficaz, características que também fazem com que o objeto possua uma resistente e vasta vida útil.

Por fim, as baterias estacionárias necessitam, obrigatoriamente, que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) lance uma certificação para ter validade prática. Laboratórios licenciados podem ser utilizados na geração dessas certificações e, por sua vez, o mesmo nem sempre acontece com as baterias automotivas.

Matérias Recentes

Deixe sua mensagem

0

Start typing and press Enter to search