Carro desligado consome bateria? Mitos e verdades

 In Sem categoria

Quando pensamos em carro novo, a primeira coisa que imaginamos é qual modelo comprar. Pesquisamos a marca, valores, se está dentro do nosso orçamento e as vantagens do mesmo. Contudo, um dos pontos mais importante é na vida útil que o veículo possui e algo que acaba passando despercebido: o consumo da bateria.

Para os que estão começando a dirigir e a entender como funciona o seu veículo, é muito importante ter uma noção básica sobre o consumo da bateria. Assim como nós, seres humanos, precisamos do coração para bombear o sangue pelo corpo, usar a energia para locomoção, desde o mais simples gesto até o que demanda maior esforço. Com a bateria será da mesma forma; desde a ignição para partida até determinado local até o ascender e o desligar de farol, ou ativar o para-brisa, dar seta, ligar o rádio, etc.

E por conta disso, um dos maiores receios é no seu consumo em demasia, descarregando a bateria.

E o que pode descarregar a bateria de um carro?

  • Chave ligada na ignição por muito tempo;
  • Faróis acessos com o carro desligado;
  • Uso do rádio durante várias horas se utilização do veículo;
  • Ar condicionado de forma indevida;
  • Defeito de fábrica da bateria (caso pouco frequente, mas pode ocorrer);

Uma situação comum em que a bateria descarregou é quando se deixa o ar condicionado ligado – sem dar partida no motor – e depois dar ignição. (Neste caso, o primordial é acionar o seguro ou uma de confiança para utilizar os cabos para efetuar a transferência de energia)

Mas aí chegamos a seguinte questão: O carro desligado deixa de consumir bateria?

Novamente comparando com o corpo humano: quando descansamos, nosso coração continua batendo, exercendo sua função mesmo durante o período de repouso. Da mesma forma funciona a bateria; ela continua trabalhando mesmo com o veículo desligado.

Em termos técnicos, o consumo elétrico é que chamamos de corrente stand by. Ela interliga toda a parte elétrica do veículo. Rádio, alarme, rastreadores e componentes elétricos e eletrônicos que nunca ficam desligados – como a central de injeção – são aparelhos que possuem interligados a corrente stand by. E muitos clientes com pouco conhecimento sobre o assunto, acredita que deixar o carro desligado impede que a bateria, o que é um mito. Um exemplo simples é quando ligamos a luz interna do teto veículo com ele desligado.

Desta forma, segue algumas dicas para manter a durabilidade da bateria:

  • Logo na compra do veículo, principalmente se for um carro seminovo, solicitar o teste da bateria, assim como outros componentes de funcionamento do mesmo;
  • Conferir o manual sobra a bateria do veículo;
  • No momento da partida, não acione faróis, rádio ou qualquer função do sistema elétrico do veículo, mantendo assim a vida útil da bateria;
  • Efetuar o teste de manutenção da bateria de 3 em 3 meses;
  • Evite deixar o rádio e os faróis ligados por muito tempo com os faróis desligados;

Seguindo as orientações acima, sua bateria terá uma vida útil de 1 ano e meio, recomendo a troca após este período. Importante ressaltar também que o ideal é manter a marca da bateria no carro, evitando problemas de compatibilidade na hora do teste.

Matérias Recentes

Deixe sua mensagem

0

Start typing and press Enter to search