Bateria de carro e moto: quanto tempo dura?

 In dicas

Muitos motoristas vivem se questionando a respeito do prazo de validade das baterias para seus carros e motos. Em primeiro lugar, então, é necessário destacar que esta durabilidade passa em muito pela marca da bateria adquirida e, em alguns casos, também percebe-se a diferenciação do desempenho destes equipamentos entre os carros das diferentes montadoras disponíveis no mercado (General Motors, Fiat, etc.).

A níveis de comparação e exemplos, o tradicional é que a bateria dos automóveis dure dois anos. No caso das motocicletas, este prazo pode ser levemente estendido e chegar até os três anos de durabilidade da peça – só que, neste caso, a validade da bateria das motos pode ser diminuída para um ano e meio no momento em que estes equipamentos compõem a formatação principal das motocicletas mais antigas.

A durabilidade da bateria de carro

Historicamente, o peso da plataforma tecnológica na fabricação das baterias veiculares é de fundamental importância para que se entenda o poder de um prazo estendido da validade da bateria de um carro. Aos poucos, a chamada “bateria de manutenção” foi sendo substituída pelo tipo “selada” e, com isso, diversas nomenclaturas e ações-padrão também foram modificadas.

Uma delas trata da exigência do Inmetro, que é, através de uma adesivagem etiquetada, mostrar quais são os componentes reais que compõem a bateria em questão – alertando para todas as condutas que devem ser praticadas com o equipamento, etc. Além da questão da segurança intimamente ligada a este procedimento, também é fundamental que você entenda as diferenças técnicas destas durabilidades entre os veículos de uma marca e outra.

Embora o prazo intermediário de validade destes componentes atinja a casa dos dois anos, é natural que, em alguns casos, esta data seja otimizada. Isto é, nos veículos que demandam pouca ou nenhuma utilização de ar-condicionado ou robustas plataformas de som, por exemplo, a bateria tende a durar mais. Como já explicado neste artigo, os modelos da Chevrolet e da Fiat são, dentre os tipos comerciais, os que desempenham um melhor papel neste contexto.

Como funciona a duração da bateria de moto

O que é básico na percepção da otimização de uma bateria de moto trata dos check-ups que podem ser feitos periodicamente nestes veículos. Uma vez que isto acontece, o tempo útil da bateria da moto tende a ser melhor trabalhado de forma integral. Por outro lado, a atenção deve ser redobrada quando da instalação de acessórios extras no automotor. Eles podem encurtar o período de validade das baterias.

Em se tratando especificamente das baterias seladas, a previsão de durabilidade média da peça beira a casa dos três anos. Este tipo “livre de manutenção” é, inclusive, um dos mais utilizados pelas motos atuais. As baterias convencionais, por sua vez e conforme adiantado, possuem vida útil mais enxuta por conta de, principalmente, marcarem presença nas motos antigas. Isto se dá desta forma por conta das poucas plataformas tecnológicas aproveitadas nestes paineis de funcionalidade. Não deixar a moto parada por muito tempo também é dica importante.

Matérias Recentes

Deixe sua mensagem

0

Start typing and press Enter to search