Como a altitude afeta o desempenho do veículo?

 In Automóvel, carro, dicas

Como a altitude afeta o desempenho do veículo?

Como a altitude afeta o desempenho do veículo?

Como a altitude afeta o desempenho do veículo?

Muitas pessoas ficam com aquela sensação incomoda de “ouvido tampado” ao desce a serra. E assim como nós sentimos isso, o carro também sofre com os efeitos dessa descida.

Os carros com maior potência sentem menos diferença nesse momento, mas os carros menores e menos potente, como os 1.0, perdem até 1% da sua capacidade a cada 100 metros rodados. Isso acontece porque o carro recebe menos ar, e menos quantidade de combustível é queimada, por isso a perda de desempenho.

A América do Sul abriga alguns países com cidade acima dos 2.000 metros de altitude, onde os carros mais simples apresentam maior dificuldade para subir a serra.
Antes de colocar seu carro para rodas na serra, faça uma revisão no sistema de refrigeração do veículo para garantir que não haja superaquecimento na hora da subida. Esse é o tipo de situação que muitas pessoas, quando veem, dizem que o carro “ferveu”.

Outro agravante é a quantidade de peso dentro do carro, entre pessoas e bagagens. Quanto mais pessoas e mais malas dentro dele, mais força será necessária para fazer a subida, e mais fraco ele ficará.

Você deve estar se perguntando: “mas somente os carros mais simples sofrem com isso? ” Não, os carros mais potentes também têm o desempenho afetado, mas menos impactante, pois ele possui mais força no motor, o que faz com que a pressão atmosférica não seja tão sentida.

Confira outras matéria do nosso blog:

Evite o desgaste precoce com a embreagem

Bateria descarregada: aprenda identificar qual o problema.

Matérias Recentes

Deixe sua mensagem

0

Start typing and press Enter to search